Voltamos!!! Fim de férias

Oi Gente!!

As férias foram longas…. mas merecidas.

Hoje voltamos com tudo, teremos muitas novidade para 2016; estou me programando para fazer novos cursos; vou programar uma sequencia de PAP´s aqui para o blog e ainda continuaremos postando os trabalhos para inspiração e encomendas a quem possa interessar….

Gostaria de tocar em um assunto delicado, já que estamos voltando de férias devo dizer que tive tempo para fazer algumas visitas em feiras de decoração, lojas de segmento artesanal, 25 de Março, enfim… fiz algumas visitas para reciclagens, outras para garimpar alguns produtos interessantes e outras como “espiã”, sim “espiã”; afinal temos que saber quais são as tendências, os tecidos mais utilizados, os papeis mais comprados, enfim,  brincadeiras a parte, como eu ia dizendo, o assunto aqui é “personalização”, “Exclusividade” e “cópias”.

Com sempre comento em meus post´s, ao receber uma encomenda, sempre bato um papinho com a minha cliente para ter certeza do que ela esta buscando, para saber um pouco da sua história, do que a levou encomendar um produto conosco e etc…

Nestes meus passeios me deparei com muitos produtos bons, mas devo dizer que também fiquei chocada com a quantidade de produtos “mande in China” que existe neste mercado e que é taxado de “artesanato”.

Gente, artesanato é um produto feito a mão, exclusivo, feito especialmente para você.

A pessoa que faz artesanato, além do material empregado ela ainda coloca na peça amor, dedicação, tempo e muita, mais muita paciência para entender e compreender muitas vezes o que o cliente espera receber naquele produto.

Não existe produto artesanal feito em série, os produtos artesanais são exclusivos; e não são “Chineses”; pegue um urso “feito a mão” e compare; os olhos a boca o nariz, tudo foi milimetricamente pensado antes de ser fixado; a roupa foi produzida a partir do tecido que a cliente escolheu, as cores das tintas ou do papel empregado na peça também foram minuciosamente pensado para compor o trabalho; e somente aí é que podemos dizer que o produto é artesanal.

Dê valor ao seu produto, pense no tempo que você levou desde o momento em que o cliente confirmou o pedido, no tempo que você gastou pensando como seria montado, colado, fixado, costurado e quando houver qualquer questionamento sobre preço, ainda assim, pare e informe a ele (a): Você irá receber um produto exclusivo; feito especialmente para você; ou seja; personalização e exclusividade total.

O que dizer quando o assunto são as cópias?

Eu deixo meu material disponível para quem quiser se inspirar e fazer, o mundo é de todos, o que eu não disponibilizar a internet fará por mim; e neste caso, convenhamos que existe pessoas que se inspiram e realmente fazem a diferença e pessoas que infelizmente não conseguem se quer chegar próximo ao original.

Quando um cliente solicita um produto que não é de minha autoria, faço também, coloco nela os meus conhecimentos, servindo a foto apenas de inspiração e informo ainda ao cliente que a peça não ficará igual, que servirá como guia e procuro agradar a minha maneira e com os meus detalhes.

O que eu não acho justo é a pessoa pegar a sua foto, a sua disponibilização e dizer “Eu que fiz”… comprem de mim… Isto eu não acho justo, inclusive é crime e deve ser punido e tratado como tal.

Então para finalizarmos o assunto que já esta longo, vamos fazer, vamos nos inspirar, vamos estudar, fazer cursos, vamos dar um fora nesta crise arregaçando as mangas e trabalhando.

Venha comigo, que 2016 nos traga muitas encomendas, muitas inspirações.

Entrem nas minhas páginas e fiquem a vontade, respeitando tudo que eu já tratei aqui.

obrigada!!!

Claudete Mendes

Anúncios

2 comentários sobre “Voltamos!!! Fim de férias

  1. Parabéns! Sou sua fã ! E me inspiro sim em vc!.
    Belo discurso acima, qdo diz q tudo é muito bem pensado, as ordem das cores as combinações e personalidade do cliente, artesanato é peça única no mundo, podemos ate fazer um bem parecido mais nunca igual! É exclusivo.
    Adoro vcs! Ainda nao tenho o artesanato como ofício e sim como um “robe”, um momento só meu..mas eu chego là rs.
    Bjs a todos.

    Curtir

    • Isto mesmo Soraia, aproveita todas as inspirações e faça também!

      Fico muito feliz quando alguém me escreve e conta o que acha do meu trabalho, serve de inspiração para que eu continue….
      muito obrigada pelas palavras e por estar sempre acompanhando.
      super beijo

      Clau

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s